quinta-feira, 27 de agosto de 2009

GISA Construindo



Muitas discussões têm aproximado idéias a respeito da perspectiva de considerar pessoas que apresentam necessidades especiais dotadas de possibilidades e que podem desenvolver suas potencialidades. É necessário dar crédito a suas capacidade e oferecer condições específicas para que se manifestem e cresçam, dando-lhes a chance para que possam participar mais ativamente dos espaços de lazer no âmbito social.

O Colégio Construindo sempre teve suas atividades pautadas por uma perspectiva de inclusão de crianças e adolescentes em Grupos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A partir desse diferencial nasceu o GISA – Grupo de Inclusão Social e Autonomia, um espaço de vivência coletiva para que crianças e adolescentes possam desenvolver autonomia em relação ao atendimento de suas necessidades.

O PROJETO
O Projeto surgiu com a intenção de oferecer recursos para que todos do grupo desenvolvam suas habilidades específicas para as vivências do cotidiano em ambiente desafiador, estimulando a criatividade e trabalhando a linguagem artística e esportiva em suas diferentes modalidades.

O GRUPO
O grupo é formado por crianças a partir de 10 anos de idade e adolescentes com necessidades especiais, transtornos ou disfunções mentais, físicas ou sensoriais, podendo ser alunos(as) e ex-alunos(as) Construindo ou egressos de outros espaços escolares.

PRINCIPAIS AÇÕES
São trabalhadas duas linhas de atividades para desenvolver os recursos e estimular o intelecto, a criatividade, a espontaneidade, assim como as habilidades cognitivas e motoras dos participantes.

  • Atividades de Vida Prática (AVP) relacionadas à exploração de ações do cotidiano, visualizando o trabalho como parte da vida das crianças e adolescentes envolvidos(as) – atendimentos telefônicos, elaboração de listas para finalidades diversas, pequenos deslocamentos para locais fora da escola, experiências culinárias, entre outras.
  • Oficinas Educativas desenvolvidas por educadores e especialistas relacionadas a expressão verbal e artística: Leitura, Música, Dança, Teatro, Capoeira, Artes Plásticas e Produtos Artesanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário