quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Deu no jornal!

Diário de Pernambuco / 22.08.2009 / Caderno Diarinho
PROJETO DO MÊS DE AGOSTO
.
"CONHECENDO O RECIFE A
PARTIR DE SUAS LENDAS"
.

No mês em que se comemora o Dia do Folclore, as escolas aproveitam para mergulhar no tema e viajar junto à imaginação da garotada. Entre um papo e outro, lições de história, geografia, português, além de muita cidadania e curiosidades. Uma das instituições que estão verdadeiramente mergulhadas na temática é o Colégio Construindo, na Tamarineira. E como o Construindo está comemorando 24 anos, a equipe pedagógica aproveitou para reforçar o tema, que é trabalhado ao longo do ano letivo entre as crianças do maternal à 4ª série.

Desde o início do ano que os pequenos e pequenas procuram entender de onde surgiram as lendas, as tradições orais e escritas em diferentes locais do Brasil, a culinária, danças, folguedos, literatura e seus personagens, música, dentre outros. "Nossa meta é levar as crianças a identificar novos conhecimentos e construir novos saberes a partir de enfoques dos estudos feitos a cada ano letivo e organizar produtos finais a serem socializados com outros grupos-classe, familiares e equipe do colégio", informa a diretora pedagógica Rejane Alves. Ela toca o projeto ao lado de Fátima Lucas, psicóloga e psicopedagoga do colégio, e ainda junto às professoras de cada grupo-classe, que fazem a adaptação do projeto de acordo com a faixa etária das crianças.

Ela conta que neste mês de agosto, especificamente, alguns desses produtos serão apresentados. A culminância está prevista para o dia 28 de agosto, cujo tema será Conhecendo o Recife a partir de suas lendas. "Queremos conhecer melhor as lendas urbanas, fazer releituras e escritas delas", conta Rejane. Para isso, a diretora diz que foi feito um levantamento do acervo da cidade e muitas pesquisas para que essas lendas pudessem ser relacionadas ao contexto histórico da cidade, identificando as repercussões que elas podem ter provocado e ainda relacionar os produtos desses estudos a conteúdos de outras áreas do conhecimento.

Nesta semana, por exemplo, os alunos e alunas participaram de momentos de contação de histórias, a partir do conteúdo de pesquisas feitas pelos familiares, afinal, a ideia também é aproximar a família, estimulando a todos a conhecer melhor bibliotecas, salas de leituras, internet, livros didáticos e paradidáticos e revistas em geral. Ao final, produzirão textos que sejam ilustrados pelas próprias crianças ou por pais e professores.

Após estudar individualmente algumas lendas, alunos e alunas escreveram alguns textos e ainda fizeram outros para que seja dramatizados. .
Confira a seguir um exemplo de cada:

  • Texto do aluno Lucas Gomes, da 4ª série: A loura do Alto do Mandu //Um jovem viu uma loura muito bonita na rua do cemitério de Casa Amarela; quando estava passando por lá o jovem gostou da moça e a convidou para ir ao cinema. Ele faltou a aula para ir ao cinema com ela e começaram a se encontrar no mesmo lugar. Quando o jovem estava começando a se apaixonar e pedir a moça em namoro foi se encontrar com ela e não mais a achou. Dois meses depois foi visitar um amigo no Alto do Mandu e a moça dizia que morava lá; vendo a casa parecida com a que ela falou, foi lá e viu um retrato dela na parede; tomou coragem e chamou pelo nome dela na porta. Uma senhora atendeu e explicou que ela tinha morrido e que ele tinha saído com a alma dela.

  • Texto para ser dramatizado, de Carolina Oliveira, aluna da 1ª série A morena da escada // Contam que em um prédio antigo no centro do Recife, existia uma mulher que morreu misteriosamente. Essa mulher assombrava as escadas do prédio e quem subisse as escadas tinha uma visão de umamulher esfarrapada nas noites de sexta-feira. Dizem que ela aparece para proteger o lugar em que morava.
Lúcia Guimarães
http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/08/22/diarinho7_0.asp

Um comentário: